domingo, 29 de março de 2009

CAPRICHO 952

Não esquenta se você ainda é uma tábua. Um dia eles ainda crescem...

Como estava sem idéias, roubei algumas cartas da seção "Assunto de Amiga" e resolvi responder aqui na minha seção intitulada...

ASSUNTO DE AMIGA VENENOSA

Fofoqueira

“Tinha uma amiga otária que me falava todos os seus segredos, que eu, claro, passava adiante. Alguma fofoqueira de plantão contou para ela que andei entregando todos os segredos dela pelo colégio e a menina jurou vingança. Como é que eu me livro dessa?"

Intrigueira de Campinas, 13 anos, por fofoca no ICQ

O jeito é se mudar de colégio ou armar uma boa para essa sua amiga, tipo espalhar que ela anda saindo com o namorado da menina mais brava da escola. Aí quem vai ter que mudar de colégio é ela.

Complexada

“Minha irmã, ao contrário de mim, tem seios pequenos e se sente complexada por causa disso. Como posso fazer para que ela se sinta ainda pior?...”

Ana Nicole do Macapá, 17 anos, por e-mail

Dê um vestido com decote para ela. Também presenteie você mesma com sutiãs com enchimento, para ela achar que seus seios estão ainda maiores e, por último, quando forem para a praia, pergunte para ela por que ela acha que precisa usar a parte de cima do biquíni!

Malvada

“Minha amiga está ficando com um gatinho que não quer nada com ela. Eu também estou ficando com ele, mas só para zoar, porque eu acho ele meio burro. Eu só não o despacho porque estou esperando que minha amiga nos veja juntos. Sabe como é... só para zoar com ela também.”

Sacana de Joinville, 14 anos, por e-mail

Triângulo complicado esse, hein? Melhor do que isso, só colocando um quarto menino na jogada. Aí quem sabe não rola uma briga também?


Jerri Dias tem veneno na saliva.

Ah, eu não estou mais morando na Dinamarca. É só prestar atenção na numeração da revista...

DRACULA DE BRAM STOKER - ANNIE LENNOX - LOVE SONG FOR A VAMPIRE

A bela voz de Annie Lennox canta a única canção do melhor filme de vampiro da década de 90. Uma trágica história de amor e sangue. Imperdível. Clip do filme no rodapé da página...

quinta-feira, 26 de março de 2009

DANÇA - micro-conto

Espetáculo de Dança "Instruções para Abrir o Corpo em Caso de Emergência".
Foto: Luciana Menna Barreto


Enquanto danço sobre o chão escaldante, meu espírito sai de meu corpo e lembra de como era quando as coisas eram. Antes dos sóis. Antes do calor. Antes de estar dançando sobre este chão escaldante.

Abril, 1989

terça-feira, 24 de março de 2009

CAPRICHO 951

Lá na Dinamarca, não tem água parada para o mosquito da Dengue!

Agora que todo mundo sabe que virei dinamarquês,vou contar como é..

A DINAMARCA, ESTA ILHA DE CONTRASTES!

1. Estranhamente, as pessoas loiras são tão loiras que aos 15 anos já estão com os cabelos brancos.

2. A altura média da população masculina é de 1,80 m. Então, é relativamente comum você ter que olhar para cima o tempo todo pra conversar com gente que tem 1,90 m ou mais.

3. Incrível! Todos os carros param quando o semáforo fica vermelho. A não ser que seja um brasileiro dirigindo.

4. Mais surpreendente ainda, ninguém atravessa a rua quando o semáforo está aberto para os carros. A não ser os brasileiros.

5. Uau! O salário mínimo é de R$ 40 por hora! Faça as contas… e chore.

6. Desgraçadamente, para compensar, uma coca 500 ml não sai por menos de R$ 8 no barzinho da esquina.

7. As coisas são tão organizadas e no horário certo que, se alguém faz uma visita sem avisar, as pessoas sofrem um ataque dos nervos.

8. Quando você dá a descarga, a água gira no sentido contrário.

9. Quando voce lê a palavra “grátis” em algum lugar, pode pegar que é de graça mesmo.

10. Mas o pior de tudo é que, não importa a distância que você vá, sempre vai topar com algum brasileiro na rua.

Jerri Dias não recebe o salário mínimo dinamarquês.


ALAN SILVESTRI - FORREST GUMP

Essa é a trilha sonora do belo filme de Robert Zemeckis que você esta escutando agora.
Se ainda não viu o filme, vá na locadora e assista este que é um dos melhores filmes da década de 90.

E como sempre, post novo lá no blog da Capricho.


quinta-feira, 19 de março de 2009

ALEXANDRE SCAPINI - Entrevista

O homem, o ator, a lenda...

Esta entrevista inaugura uma nova seção aqui no blog, onde vou entrevistar atores, escritores, músicos, cineastas, quadrinistas e jornalistas que não são tão famosos (ainda), mas que estão por aí fazendo um bom trabalho e que se vivessem num país de verdade, certamente já seriam bem conhecidos pelo seu trabalho.


Alexandre Scapini é um ator porto-alegrense extremamente versátil que, se você acompanha esse blog, deve conhecê-lo da minissérie PÉ NA PORTA, onde ele fez o hilário ator pornô Tochinha Camargo. Mas Alexandre também é conhecido nos palcos gaúchos, onde já fez inúmeras peças e criou a engraçadíssima personagem Eneida, que também nos dá a honra de uma entrevista. Ao fim da entrevista tem um vídeo de rachar o bico da Eneida concorrendo a um cargo de deputada e o link para o blog do Alexandre, onde você pode assistir vários outros vídeos dele.

Mas vamos ao moço...


JD - Qual a sua formação? Você estudou ou foi na raça?

AS - Estudei e fui na raça, uheuheue. Descobri o teatro sozinho. Quando criança fui uma vez ao teatro com o colégio.Aos quinze anos comecei a ir em todas as peças gratuitas que apareciam. Já tinha vontade de começar a fazer, mas a maldita timidez impedia. Aos dezoito me inscrevi num curso e fui. Depois veio a Descentralização da Cultura, onde aprendi muito por 3 anos. Daí fui pro DAD (Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS) e no ano seguinte já tava estreando a minha primeira peça profissional.


JD - Quando você percebeu que queria ser ator? Foi ainda na adolescência ou foi um lance mais tardio, tipo “Puxa, tenho que fazer alguma coisa da minha vida!”?


AS - Desde criança eu dizia que ia ser ator de novelas. Achava que não poderia ser porque tinha os dentes amarelados, hahaahahaha. Meu irmão dizia que eu seria "atormentado". Acertou. Depois do segundo grau decidi que ia fazer vestibular e seguir essa vida, ir atrás dos meus sonhos. Pior é que eu sabia o buraco onde tava me metendo, porque é nadar contra a correnteza e matar um, dois, três leões por dia...


JD - Quais foram os trabalhos que você acha que te fizeram crescer como profissional? E a Eneida?

AS - Como eu sempre tive facilidade com personagens cômicos e adoro fazer, sempre lembro do espetáculo O Canto do Cisne (clique para ver o vídeo), do Tcheckov, dirigido pela Patricia Unyl, onde eu tive que me virar do avesso pra fazer o personagem mais denso que já fiz até hoje, até porque o texto é um questionamento porrada sobre a condição do ator, um soco no estômago forte demais. A Eneida foi surgindo aos poucos, na brincadeira, e acabou virando um baita objeto e instrumento de trabalho e pesquisa pra mim, se tornando até o tema central do meu TCC, onde eu investigo a idéia do personagem-vivo. Adoro essa véia!


JD - Muitos artistas citam influências que nem sempre são da mesma área. Você tem alguns que te influenciaram ou influenciam na tua carreira?

AS - Acabo sempre sendo influenciado, principalmente nos personagens, por tudo o que vejo nas ruas, "nas filas, nas vilas, favelas". Os personagens reais me atraem demais e eu acho que o teatro se alimenta é principalmente disso.


JD - Que dicas você pode dar para quem quer iniciar na dura labuta de ser ator/atriz?

AS - Só uma dica: FORÇA NA PERUCA!



ENEIDA - Entrevista

O que se pode dizer sobre a Eneida? Nada, pois ela não gosta que falem dela, então, vamos deixá-la com a palavra...


JD - Fale um pouco de sua vida e obra...

E - Coisa bem boa! Recordar é viver, né?Eu nasci em Porto Alegre e fui pro Rio muito moça, fazer tablado. Lá eu conheci a Henriqueta Brieba, minha grande amiga esses anos todos, daí pra TV Excelsior foi um pulo. Nós fizemos dezenas de novelas, e cosa e tal. Mas a imprensa marrom destruiu a minha carreira e eu precisei retornar ao sul, e desde então tento retomar a minha carreira com força total, sempre com muito amor pelos meus fãs.


JD - Como você se tornou esta celebridade pós-moderna que é apresentadora, cover da Madonna, deputada e acrobata do Cirque de Soleil?

E - Coisa bem boa o teatro, né? Te possibilita essa magia, essa intervenção, essa alegria de viver. Isso é teatro! A vida é um teatro! E acima de tudo Teatro é vida!


JD - Você tem família, filhos, netos, bisnetos?

E - A Jessica, minha filha. Coisa mais amada da mãe, mas me dá muita incomodação. Agora é esses orkut. O dia inteiro nessa internet. E é scrapt pra lá e pra cá, é videozinho no tal de Tube. Eu não sei mais o que fazer.

JD - Porque você quis entrar para a política?

E - Eu acredito num mundo melhor, cheio de magia e emoção. Essas questões me comovem a agir em prol de um Brasil mais justo, né? Em 2011 voltarei a ser candidata! Falei! Em primeira mão pro teu blog lancei a minha candidatura!

JD - De onde você tira toda essa vontade de viver a vida como ela é?

E - A vida é isso, essa alegria, esse viver, essa caminhada cheia de amor, de interação. Eu me sinto viva! Me sinto mulher! Isso é que me faz viver, me faz amar!


JD - Alguma mensagem final para seus fãs e para aqueles que querem te ver morta e enterrada?


E - Pros meus fãs o meu beijo gostoso e cheio de carinho! Pros que me odeiam...esses eu vou cagar a pau de uma maneira...





Gostou? Clique ENEIDA TV para ver mais!


segunda-feira, 16 de março de 2009

CAPRICHO 950


Lá fora, os gringos acham que aqui tem macaco em tudo que é lugar...

A independência do Brasil passou e eu não disse nada. Então, só pra não dizerem que eu não sou patriota, aí vão...


10 COISAS + 1 DO QUE EU GOSTO NO BRASIL

1. Os estrangeiros acham que há macacos pulando nos postes da cidade. E o pior é que eu já vi um tomando choque nos fios.


2. Nós falamos portunhol com nossos “hermanos”. E eles fingem que entendem.


3. Não tem monarquia, mas pra compensar tem Rei Momo e Imperadores do Samba.


4. Nós não temos muita tecnologia de ponta, mas sempre damos um jeito de copiar.


5. Você pode ir à igreja de manhã, à mesquita à tarde e ao terreiro de umbanda à noite que
ninguém vai achar estranho.


6. Se você for branco, classe média e cometer um crime, suas chances de ir preso são muito pequenas.


7. Aqui tem espaçoporto para extraterrestre, mesmo que nenhum tenha nos visitado ultimamente.


8. Aqui não tem serial killer, porque em português se chama assassino em série.


9. O Brasil é o paraíso para os estrangeiros só porque eles não moram aqui.


10. O Brasil protege as baleias, mas esquece as anoréxicas.


11. As jovens estão loucas para arranjar um namorado, mas só ficam com os mais galinhas.


Jerri Dias tem tanto orgulho de ser brasileiro que se mudou para a Dinamarca.


20.000 VISITAS

Chegamos em 20.000 visitas, eba! Só que agora, não demorou 10 meses pra fazer 10.000 como antes, levou só 3 meses! Se continuar, assim, de acordo com meus cálculos, lá por 2050 esse blog vai ter 10.000 visitas por dia! U-HÚ!



NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS - THIS IS HALLOWEEN - DANNY ELFMAN

Danny Elfman era vocalista do grupo de surf rock OINGO BOINGO, que depois virou só BOINGO mas ele acabou seguindo carreira solo e então, renovando-se, ele começou a compor trilhas sonoras pra filmes e nunca mais parou, sendo um dos compositores mais requisitados dos anos 90 até hoje. E como ele é também compositor de ótimas letras, ele volta e meia compõe canções como essa que você está escutando agora, do filme O ESTRANHO MUNDO DE JACK, um dos 10 melhores filmes de animação do século XX. Na minha humilde opinião, claro.
Imperdível. Se duvida, assista lá no rodapé do blog.

quarta-feira, 11 de março de 2009

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA



Pois é, hoje o assunto é sério.
Aqui em casa, nem sempre as coisas vão bem e discussões banais como “Quem apagou todos os meus arquivos do PC?” ou “Quem cortou todos meus vestidos com tesoura?” podem descambar em violência gratuita, como vocês podem atestar nesse vídeo gravado por um cidadão anônimo quando eu e Alexandra Dias, minha mulher, quebramos o maior pau na rua!


Vídeocassetadas no blog da Capricho.

Minha homenagem à mulher no site da Capricho.

segunda-feira, 9 de março de 2009

CAPRICHO 949

"Eu nunca vou ter filhos, ouvi dizer que eles demoram nove meses pra baixar."


Cansado de ouvir tanta bobagem, decidi esclarecer as coisas de uma vez por todas. Novamente com vocês...

DR. CONDYLOMMA E OS MITOS SEXUAIS

“Vida sexual ativa deixa a pessoa mais feliz.”

Mentira. Sexo dá trabalho, e quanto mais trabalho, mais infeliz a pessoa fica.

“Meninas virgens são tímidas.”

Verdade. O mesmo vale para meninos com espinhas.

“Tamanho é documento.”

Verdade. Principalmente se você quer entrar para o time de basquete do seu colégio.

“Quem não tem vida sexual, compreende melhor as matérias.”

Sim – com exceção das aulas de educacão sexual, na qual leva bomba.

“Usar camisinha é comer bala com papel.”

Nada a ver, é igual a comer abacaxi com casca.

“Mulher gosta mais de beijo do que homem.”

Depende. Se for com mulheres diferentes, o homem gosta mais.

“O orgasmo é uma coisa que acontece naturalmente.”

Depende. Hoje em dia, com tantos acessórios que inventam, acho que a coisa tá ficando meio artificial.

“Menina que não é virgem, é galinha.”

Pode ser... Minha prima é.

“Jerri Dias é um mito sexual.”

Mentira. Está mais para piada de sexo.


Post novo no blog da Capricho!

segunda-feira, 2 de março de 2009

SUPERMAN: IDENTIDADE SECRETA - Quadrinhos



Capa do primeiro volume.
Clique para ampliar.


Hmm, você não gosta de super-heróis e muito menos do Superman?
Tudo bem, a maioria dos super-heróis é meio trouxa mesmo e Superman muitas vezes não passa de um garoto propaganda da América que veste a cueca por cima da calça, mas acredite, este gibi é para você.

Lembrando que o objetivo desta coluna não é falar sobre as novidades de quadrinhos, mas sim incentivar novos leitores(as) a lerem boas obras da área, a dica de hoje é esta obra-prima escrita por Kurt Busiek e ilustrada por Stuart Immonen.

Bom, primeiro eu juro que vou tentar não entrar em detalhes muito nerds, a não ser que seja absolutamente necessário para a compreensão do leitor(a).


A descoberta.

SINOPSE

Imagine que você vive no mundo real e que seus pais te resolveram batizar de Clark Kent.
Por mais engraçadinho que seus pais achem te batizar com um nome de super-herói, eles não tem a menor idéia de que isso pode até ser legal quando você é criança, mas que vai ser um inferno na adolescência e se você não der sorte, até na vida adulta.
Mas agora você tem 15 anos, é o alvo preferencial dos valentões que vivem querendo testar seus “super-poderes” e ainda por cima gosta da namorada do cretino que mais te zoa no colégio.
E agora imagine que certo dia, sem mais nem menos, você acorda com todos os poderes de seu alter-ego.
O que você vai fazer da sua vida? 


A paternidade.

A OBRA

Imaginada há mais de 20 anos por Busiek e dividida em 4 capítulos, esta bela, emocionante e melancólica graphic novel narra a juventude, a vida adulta e a velhice do maior ícone dos quadrinhos de todos os tempos. Situada num mundo onde Superman é apenas um personagem de quadrinhos (já vi esse mundo em algum lugar...), o personagem principal se vê numa encruzilhada quando tem que decidir o que fazer com poderes irreais em um mundo real.

Muitos gibis buscam retratar super-heróis colocados num contexto realista, e alguns são bem sucedidos (WATCHMEN é um exemplo), mas em praticamente todos, o lado super-heróico do personagem é sempre o mais importante e as decisões que ele(a) toma, afetam a todos. E estou falando a nível global.

Já em SUPERMAN – IDENTIDADE SECRETA, Clark faz sua escolha de vida depois de uma grande decepção e percebe que ao contrário de seu alter-ego dos quadrinhos, ele é Clark Kent antes de ser Superman e não o contrário. Então, assim ele decide viver sua vida, da forma mais humana possível.

Claro que não faltam aventura, super-façanhas e conspirações na narrativa de Busiek, mas a humanidade do personagem está sempre lá. Seja na capacidade de maravilhamento do personagem ao voar (sensação banalizada e subestimada em 99% dos gibis e filmes), seja diante do primeiro amor.

E a grande qualidade desta obra, fora os méritos de ser escrita com um frescor raro nos quadrinhos de hoje e ter ilustrações realistas como um filme, mas que deixam perceber toda a suavidade do lápis do artista (a obra foi colorida direto sobre o lápis), é tratar a jornada de um homem, e não de um herói. E é justamente por desnudar o humano por trás do super-herói, que o homem surge ainda mais heróico.

Preste uma atenção particular quando a arte de Immonen flui solta pelos magníficos painéis duplos onde somos colocados diversas vezes ao lado de Clark, a contemplar o pôr-do-sol do espaço. Quem viu SUPERMAN RETURNS, irá perceber de onde o filme tirou inspiração para as belas cenas de vôo.

E ao final de sua odisséia (super)humana, Busiek e Immonen acabam criando a melhor história de Superman de todos os tempos.
E que, surpreendentemente, é a história de todos nós.

A velhice.


Compre aqui:

Estante Virtual



Blade Runner – Vangelis

Você está escutando trechos da inspirada e belíssima trilha do filme BLADE RUNNER, o melhor filme de ficção-científica da década de 80. Este filme, dirigido por Ridley Scott, inspira até hoje o visual futurista de muitos outros filmes. Ali no rodapé do blog você assiste um ótimo clip desta obra-prima do cinema.