quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

PÉ NA PORTA - EPISÓDIO 2 - QUE DROGA DE VIDA


Eu e o excelente cameraman André Maciel ensaiando a tomada "vídeo-game" sendo observados por Kioshi (Lindon Shimizu).

Continuando....

Desenvolvemos então, o arco da minissérie, que consistia em 5 roteiros onde seriam abordados com bom humor temas como afirmação da identidade, drogas, desafio à autoridade, sexo, responsabilidade e liberdade.

Mas aí, por algum motivo desconhecido, o diretor geral pediu para que as 5 histórias se tornassem 4 roteiros. Nesse momento, a gente ficou meio sem chão, porque tínhamos tudo esquematizado e redondinho pra funcionar em 5 episódios de 15 minutos cada e agora teríamso que cortar praticamente um episódio inteiro. O problema era que não dava pra simplesmente cortar um episódio inteiro sem arruinar tudo. O que nós tínhamos que fazer era cortar cenas inteiras e também diminuir várias outras pra poder encaixar a história toda em 4 roteiros.

Conseguimos, mas uma semana ou duas depois que os 4 roteiros estavam prontos e aprovados, o diretor geral gostou do resultado e nos pediu o 5º roteiro. Mas como já tínhamos toda uma história redonda encaixada nos 4 roteiros, teríamos que criar um 5º roteiro do nada. Depois de muito quebrar a cabeça e gerar um certo conflito entre os roteiristas, escrevemos o roteiro à 4 mãos, e esse 5º roteiro se tornaria o 4° episódio.

Mais sobre os bastidores no próximo episódio.

E enquanto você espera o episódio carregar, você pode curtir o divertido clip do ABBA que está sendo exibido aqui no rodapé deste blog ou então ler meu último post no site da Capricho.

Ah, e este é meu 100º post!

Rumo ao 200°...




PÉ NA PORTA - EPISÓDIO 2 - QUE DROGA DE VIDA from Jerri Dias on Vimeo.

Clique no asterisco para ver em tela cheia.

domingo, 21 de dezembro de 2008

CAPRICHO 946


Você já pensou como seria se os personagens atuais de Malhação fossem fixos e envelhecessem como os mortais comuns? Não! Então descubra acompanhando a temporada de...

MALHAÇÃO 2034 - CAPÍTULO 9.599

O diretor Cabeção do ex-Múltipla Escolha, agora Ultranet College, está super-nervoso com a organização para receber a visita da nova Presidente da República, se tranca no armário do faxineiro. A secretária tem que chamar sua esposa, Myuki, para convencê-lo a sair de lá.

Natasha, a única vagabanda que sobrou, passa o som no clube do Ultranet. Uma veterana do rock’n’roll, ela fez sucesso nos primeiros anos de 2020, mas hoje está decadente e alcoólatra.

TDB virou professor no Ultranet e hoje está gordo e careca e seu apelido é TDR (Tudo de Ruim).


Drica virou uma artista plástica famosa e pintou um grande mural no Ultranet em homenagem à sua adolescência. O mural hoje está todo pichado por alunos vândalos.


A patricinha Vivi abriu uma clínica de próteses para peruas e anda nas colunas sociais com o corpo todo turbinado, repuxado, costurado, inflado e botoxado.

Letícia agora é Presidente do Brasil, tendo sido a primeira mulher eleita para esse cargo no país. Ela vai fazer uma palestra para os estudantes no Ultranet Enquanto isso, seu irmão Cadu, que virou traficante de drogas, atende seus clientes em frente ao Ultranet College, alheio a visita da comitiva da irmã política.

Na sede do partido de oposição, Gustavo, inimigo político declarado de Letícia, pretende fazer um comício surpresa em frente ao Ultranet College, expondo o irmão traficante da presidente Letícia.

Para saber o que acontecerá, aguarde o capítulo 9.600.

Jerri Dias grava todos os episódios de Malhação.


Nesta semana, o 2° episódio de PÉ NA PORTA!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PÉ NA PORTA - EPISÓDIO 1 - UM DIA A CASA CAI - minissérie

A louca família de PÉ NA PORTA:
Fernanda Petit, Marcos Verza, Eduardo Sandagorda (menino), Giovana de Figueiredo e Rafael Cardoso.



A minissérie PÉ NA PORTA foi uma iniciativa da RBS TV para trazer uma audiência mais jovem para o horário do meio-dia através de um programa moderno no qual a galera pudesse se identificar ou, no mínimo, identificar pessoas e situações típicas de sua geração. Para isso, convidaram os(as) roteiristas Grace Luzzi, Felipe Longhi, Marcos Piangers, Solon Brochado, Davi de Oliveira e eu para criar o conceito da série, personagens, etc.

Depois de muitas reuniões regadas a salgadinhos, cerveja e coca-cola (porque eu não bebo cerveja), conseguimos chegar a algo que agradou razoavelmente a todos. Uma série inspirada nas coisas que gostávamos de ver em outras séries, em filmes, em quadrinhos e em livros. Ou seja, zoação total e irrestrita. O projeto foi então apresentado ao pessoal da RBS TV e milagrosamente aprovado. Caso não fosse, nós tínhamos um segundo na manga, mais sério e pé no chão para apresentar.

Mas não foi o caso e a partir daí, recomeçaram as reuniões para trabalhar os roteiros completamente loucos dos 5 episódios com 15 minutos de duração cada.

Eu conto mais no post do 2º episódio, que será em breve.

Ah, sim, eu dirigi a minissérie.

E enquanto você espera o episódio carregar, você pode curtir o clip do Rammstein que está sendo exibido aqui no rodapé deste blog ou então ler minha última coluna e meu último post no site da Capricho.

Boa sessão.


PÉ NA PORTA - EPISÓDIO 1 - UM DIA A CASA CAI from Jerri Dias on Vimeo.

Clique no asterisco no painel de controle para ver em tela cheia.

domingo, 14 de dezembro de 2008

CAPRICHO 945

Rocketeer, de Joe Johnston (1991).

Depois de conversar com cientistas, futurólogos e pais-de-santo, descobri...

10 COISAS QUE VÃO BOMBAR NO FUTURO!

1. Piercing no olho! Não se preocupe, não vai doer nada, pois seus olhos terão sido substituídos por similares biônicos.

2. Celular com teletransporte! No futuro, as pessoas preferir estar mais próximas e quando você ligar para seu namorado, seu celular imediatamente te teletransportará para onde ele estiver.

3. Implante vocal com MP3! Você vai bombar nos encontros com a turma, quando eles te pedirem para cantar aquelas velhas músicas da falecida Britney Spears.

4. Vestidos camaleônicos! O vestido troca de cor dependendo do ambiente em que você se encontra. Item de primeira necessidade!

5. Coleira Elétrica para namorados galinha! Disfarçado de correntinha, essa coleira é programada para dar choques leves sempre que seu namorado olhar para a perua do lado.

6. Namorado de aluguel! Empresas finalmente vão tornar esse serviço acessível para as garotas. Vão existir planos de Verão, Inverno e até pro ano todo. Altamente indicado para BVs!

7. Celebridade Instantânea! Você não precisa ter talento algum! É só pagar uma quantia exorbitante que uma rede de tv fará um documentário sobre sua vida e transmitirá para todo o país. Prepare-se para uma vida de glamour e fofocas!

8. Pílulas de emagrecimento ultra-rápido! A cada uma, você perde 1 kg por hora, mesmo comendo sem parar. Acompanha cartela grátis de pílula anti-estrias e anti-flacidez!

9. Educação integral pela ultranet! Ensino Fundamental, Médio, Faculdade, Mestrado e Doutorado. Tudo pela ultranet. E depois você ainda vai trabalhar pela rede. Da infância à velhice, você nunca mais vai precisar sair de casa!

10. Perfume de Feromônios! É tiro e queda! Com perfume de feromônios, nenhum garoto vai resistir ao teu charme e encanto, mesmo que você não possua nenhum charme e encanto.

Jerri Dias queimou os fundilhos com o protótipo da mochila-foguete.


Dica de filme: Rocketeer, que ilustra este post, é um filme de aventura bem divertido. Fime super-pipoca! Não se engane se você acha que já viu na Sessão da Tarde. Todos os filmes que passam nesse horário tem, pelo menos, 30 minutos cortados fora pela Globo para encaixarem entre o programa da Angélica e Malhação.

E se você curtiu a música da banda Rammstein que toca aqui no blog atualmente, checa o vídeoclip que está passando ali no rodapé do blog.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CAPRICHO 944

Homer Simpson, de Matt Groening

Angustiada? Desesperada? A Vida e nem o Paiva Netto te dão as respostas que você precisa? Fique de bem com o Universo com os...

ENSINAMENTOS DO MESTRE ZEN NOSAO

“Se seu cabeleireiro se entusiasmou demais e lhe deixou ZEN cabelo, aprecie a dádiva do vento fresco na careca.”

“Quando receber uma cantada ZEN-vergonha na rua, medite sobre a falta de respeito entre as pessoas e dê um chute bem dado no meio das pernas do idiota.”


“Seu cachorro fez uma carnificina no seu ursinho de pelúcia favorito? ZEN Stress. Sacrifique seu animalzinho e empalhe-o com a espuma de seu ursinho. Desse modo, você rompe o karma ruim que perseguiria seu totó na encarnação seguinte.”

“Ficar de dieta não é ruim. Ruim é ficar ZEN poder comer um BigMac.”

“Para atingir o coração do ente desejado na balada, exercite o chakra da ZENsualidade.”

“Ter uma amiga ZEN noção a tiracolo é sinal de que você fez bobagem na encarnação passada.”


“A primavera chega, os pombos arrulham e você aí, ZEN namorado.”


“O pecado do excesso é cometido por aquelas que, com o guarda-roupa cheio, lamentam que estão ZEN o que vestir, só para não repetir o modelito”


“Para se tornar um ser humano ZENsacional, entre para o Big Brother e depois apareça no programa do Faustão, onde será aclamada por todos, mesmo tendo protagonizado nada mais do que baixarias em rede nacional.”

Jerri Dias está ZEN idéias.


10.000 VISITAS!

Sim, se você olhar lá embaixo vai ver que hoje, neste dia glorioso e abençoado pelos deuses, este blog ultrapassou a marca de 10.000 visitas! Acho que posso falar sem falsa humildade que até tá bom para um blog com 10 meses de vida e menos de 100 posts, mas nada disso teria sido possível sem vocês, minhas caras e queridas leitoras e leitores. Agora é arregaçar as mangas pra garantir as próximas 10.000!

Volte sempre!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

CINEMA DE GRAÇA EM PORTO ALEGRE - MOSTRA APTC DE 9 À 21 DE DEZEMBRO


Post extraordinário! Pra quem mora em Porto Alegre e arredores e curte cinema nacional e gaúcho, a APTC - RS (Associação dos Profisionais e Técnicos de Cinema do RS) está exibindo sua mostra anual de todos os curtas e longas-metragens gaúchos lançados no ano de 2008. Incluindo o AINDA ORANGOTANGOS pra você conferir!

A entrada é franca!


Clique na imagem para ampliá-la e conferir dias e horários!


Eu já tô lá!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

AINDA ORANGOTANGOS (Brasil, 2008) – Crítica



Baseado em contos do escritor gaúcho Paulo Scott, esse é o primeiro longa-metragem de Gustavo Spolidoro, que junto com Gibran Dipp, assina o roteiro.



O filme é um esforçado plano seqüência que atravessa pedaços da vida de personagens tristes, patéticos, loucos, abandonados, drogados e sobretudo apaixonados. A se guiar pelo título, o filme busca mostrar o comportamento ainda simiesco da fauna urbana. Não é difícil se ver retratado no filme, ou no mínimo, reconhecer amigos e amigas em suas fases loucas e boêmias.



Karina Kazuê e Lindon Shimizu





Se você curte isso tudo, provavelmente vai gostar de AINDA ORANGOTANGOS, já, se você é meio careta como eu, talvez não goste tanto. Como já disse, o plano-seqüência é o grande trunfo do filme, e também seu calcanhar de Aquiles. Ao primar pela linguagem, o diretor sacrifica o roteiro, que poderia ter sido melhor dilapidado na redução de algumas cenas (como a do casal que toma um porre de perfume) e também não dá chance aos vários atores de renderem o que poderiam através do benefício da edição. Como o filme foi escolhido pelo take único que melhor se adequava a linguagem proposta por Spolidoro, o que se vê são atores que calharam de estar bem naquele determinado take contra outros que não estavam tão bem e outros que simplesmente estavam ruins. Isso fica muito evidente na interpretação do garoto Kayode da Silva, cuja interpretação só poderia ter sido salva na sala de edição. Com atores irregulares, o jogo de cena fica comprometido e muitos diálogos soam artificiais, comprometendo o filme no geral. E a evidente simpatia que o diretor parece ter por seus personagens e suas situações acaba por aliviar a crítica ou deboche que poderia ter sido retratar tão rica fauna.



Renata de Lélis e Nilsson Asp





E tem a pergunta que não quer calar: porque rodar esse filme específico em plano-seqüência? O roteiro não parecia exigir nada disso. A resposta parece simples pra quem conhece a trajetória de Spolidoro: o diretor é conhecido e reconhecido por dois curtas-metragens. A saber, VELINHAS e OUTROS, ambos rodados em plano-seqüência. Morta a charada, nota-se um grande interesse do diretor em estética e linguagem, o que o levou a usar isso também em sue primeiro longa-metragem. Em termos de maketing, deu certo. AINDA ORANGOTANGOS é o primeiro longa em plano-seqüência feito no Brasil e um dos poucos realizados no mundo. Isso apenas, independente do filme ser bom ou ruim, já garante lugar em muitos festivais nacionais e ao redor do mundo, sem falar no interesse da mídia, que em sua grande maioria, parece estar gostando bastante do filme. E para o cinema brasileiro, propaganda nunca é demais.



Kayode da Silva (menino) e Marcelo de Paula





Mas confesso que eu esperava mais maturidade do diretor em relação ao roteiro e aos personagens, que muito pouco evoluiram em relação aos curtas citados. Espero que Spolidoro busque um maior equilíbrio entre roteiro, linguagem e atores em seu próximo longa.



Mas para não dizer que não gostei de nada, a última seqüência é uma divertida e anárquica invasão de um baile evangélico por um rapaz apaixonado pela debutante. A seqüência tem poucos diálogos e o pouco que é dito me pareceu mais humano, verdadeiro e patético. Como numa boa peça de Nelson Rodrigues.











Trailer do filme



E pra quem curte rock nacional, o site disponibiliza todas as canções da trilha sonora no link:







E meu amigo e compositor Yanto Laitano, que compôs ótimas trilhas sonoras para meus curtas, também comparece com a canção “Meu Amor”, que é bem bacana e engraçadinha e que logo, logo vai ter um vídeo clip. Pra conhecer mais músicas e vídeos do Yanto, clique no link: