terça-feira, 15 de julho de 2008

BATMAN - ANO UM



A GRAPHIC NOVEL

Entrando no clima de estréia do filme BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS, venho indicar mais uma leitura obrigatória para qualquer um que goste de Quadrinhos adultos, que é esta pequena obra-prima do roteirista Frank Miller e do ilustrador David Mazzuchelli.

Publicada em 1987, um ano após o sucesso estrondoso e revolucionário de BATMAN – CAVALEIRO DAS TREVAS (sem relação com o filme de Nolan), que narrava as últimas aventuras de Batman na casa dos 60 anos e extremamente violento, Frank Miller (roteirista e ilustrador de CAVALEIRO DAS TREVAS) foi convidado a recontar a juventude desse homem perturbado pela perda violenta dos pais quando criança.


A narrativa de Miller, em seu melhor estilo, constrói uma trama de intrigas, corrupção, prostituição e adultério, lembrando os melhores momentos dos romances policiais de Dashiell Hammet e Raymond Chandler. Já Mazzuchelli realiza uma composição de cenas com um traçado na linha chiaroscuro ( luz e sombra), com resultados estéticos belíssimos. Chega a ser uma pena que o trabalho seja colorido.


Mazzuchelli no auge de sua carreira no quadrinho mainstream.


O grande mérito da obra, como em muitos trabalhos de Miller, é realçar a humanidade e mortalidade de seus personagens, em especial aqueles coadjuvantes que normalmente só aparecem de vez em quando em revistas de super-heróis. Quer dizer, isso acontecia sempre até meado dos anos 80. Com a chegada de Miller e outros roteiristas talentosos, os coadjuvantes passaram a ter uma abordagem tão ou, em alguns casos, até mais interessante do que os próprios heróis. Hoje, qualquer roteirista de quadrinhos que valha o pão que come, sabe que a construção psicológica e biográfica de qualquer personagem pode valer ouro no sentido de conquistar leitores e mesmo prêmios.


No caso deste BATMAN – ANO UM, a história do capitão James Gordon e a do milionário Bruce Wayne/Batman concorrem concomitantemente e igualam-se em construção e importância por toda a narrativa. A Gotham de Miller é um antro sórdido onde tudo é permitido pela polícia corrupta: drogas, assassinatos e até prostituição infantil. Gordon e Batman lutam na trevas urbanas para trazer alguma luz e esperança para a cidade.


Darren Aronofsky (diretor de A FONTE DA VIDA) tentou levar essa graphic novel para o cinema com roteiro dele e de Miller, mas o estúdio recusou por achar a história violenta demais. Entretanto, várias cenas e idéias da graphic novel acabaram sendo adaptadas para um formato mais juvenil e leve em BATMAN BEGINS (2005).


SINOPSE


O Capitão James Gordon, recém-transferido para Gotham City com sua esposa grávida, bate de frente com uma polícia ineficiente e criminosa (poderia ser a polícia do RJ) em uma cidade dominada por mafiosos e políticos corruptos. Ele vai ter muito pouca ajuda de seus colegas, mas um jovem Bruce Wayne, com apenas 25 anos de idade, acaba de chegar a cidade. Apesar de ainda estar um tanto inseguro, ele tem planos...



O realismo é uma dos grandes trunfos da obra.



27 comentários:

  1. Batman é 'o' cara em filme, quadrinhos, em qualquer coisa.
    O cara é um gênio, meu sonho seria conhecer ele, mais sei que ele não existe.. sem-graça ¬¬'

    e eu vou procurar sim o filme do Jack, o estripador. mas duvido que eu vou achar por aqui, cidade pequena e tal :/
    mas vou pesquisar mais sobre ele :D

    __
    na foto lá, não sou mesmo hein.
    aiehaiuehiauehiuaheiauhe
    travesti?! pela suposição.

    beeijo.

    ResponderExcluir
  2. Parece bom. Eu gosto bastante de batman. :D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Batman é um herói meio... estranho. Acho que é por isso que eu gsto dele :)
    Nunca li muito seus quadrinho, só o 'conheço' pelo filme mesmo (além de uns relatos do meu pai. mas aí, já é meio duvidoso...).
    Quero ver o filme! Bom, mesmo se eu não quisesse, teria que ir, porque meu primo vai me arrastar.

    Valeu pelo link, fiquei feliz ;-D

    Beijão!
    PS: to esperando chegar a Capricho. O que tem na sua coluna, dessa vez, hein? rsrs

    ResponderExcluir
  4. Quando era meninota, adorava ler os quadrinhos de Batman!

    Viajei no seu texto!

    Beijos de luz...

    ResponderExcluir
  5. Batman, era meu heroi quando eu era menina,sendo filha única só conseguia ler porque meus primos emprestavam.E eu menina, sonhava, imaginava coisas loucas, assim; eu sendo salva por batman, de bandidos horrendos , rsrsr, coisas assim.

    ResponderExcluir
  6. Ah... o batman é interessante, e ótima sugestão de leitura. Confesso que depois do caçador de pipas, que me decepcionei com o filme, tenho preferido livros mesmo.
    Mas acabei de começar O jogador, de Dostoievski, espero que seja bom.

    Confesso que estou procurando saber sobre o Miller, não entendo praticamente nada sobre HQ.


    Queria agradecer pelo link, fiquei muito feliz, (sem querer puxar o saco) é uma honra tá aqui, e mais ainda é saber que você lê os posts!
    ^^

    Beeeeijo
    ;****

    ResponderExcluir
  7. Ahh.. não foi tempo jogado fora porque eu estava com amigas.
    Mas concordo com você, começoou bem e depois desandou. E achei o cúmulo o menino ver aquela cena no hospital e depois continuar bem e sorrindo, como se nada de anormal tivesse acontecido.
    Mas a parte do Sandy e Junior eu vou ter que discordar, eu gosto, me traz ótimas lembranças... ;)

    Beeeijos
    ;***

    ResponderExcluir
  8. Que bom que vc foi ao meu blog, em especial ao último post, que é comemorativo dos meus 38 quilos! Engordei 1 quilo. Vou vencer essa baralha. Contratei ume enfermeira que é uam faz-tudo, 2x2, que me dá comida, nada de alimentação parental, me trata como um nenê. A coisa com a Martha foi feia mesmo, mas antes disso ela já estava esquisita comigo. Todo mundo tinha ido visitar-me depois das operações e ela que se dizia a minha melhor amiga na blogosfera na foi. Mas aquela réplica nos comments foiagota d´água. Milhares de pessoas leram e deram razãoa mim. Mas mesmo que só uma lesse, perceberia isso. E o que me irrita é que ela começar a citar mestrados, etc. Isso eu acho ridículo e impertinente na Blogosfera, onde a maior parte das pessoas não estudou muito. Então, cortei. Mas é só. ESpero que vc esteja bem. Nossa, é duroe ntrar no seu Blog! Quanto ao James Franco, ele fez uma James Dean perfeito, eu tenho o filme, parecia o real, a atuação da vid adele. Em Annapolis ele também está ótimo dentro daquilo que se pode esperar de um ator da idade dele. Acho que tem tudo para se tornar um bom ator.
    Beijos e apareça de vez em quando,

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. siim, eu tô de Batman naquela foto.
    aiuehaiuehaiehiauheiauhe
    falei que so suuper fã dele.


    --

    não, não deve ter DO INFERNO na minha cidade, isso aqui é minuuúsculo! interior de SC :/

    beeeijo :*

    ResponderExcluir
  11. Jerri:
    Aqui é a Renata de novo. Esqueci de dizer-lhe que o causo Martha começou por ocasião do post dela sobre o filho de Maria Antonieta e Luís XVI. Eu lhe apontei um erro histórico e ela disse que não estava errado. Então, mostrei ao meu irmão que é historiador e dá aula na USP. Ela citou os seus Mestrados para corroborar o que tinha escrito. Então falei que o meu irmão tinha feito Livre Docência em Stanford. Daí ela admitiu, mas se recusou a corrigir, pasando uma informação errada a quem a lê, e ficou esquisita comigo, nunca mais entrou no meu blog. Olha, Jerri, eu tenho Mestrado em Filosofia na Sorbonne, mas nem pus no meu perfil porque sei que muita gente aqui só estudou até o segundo grau e se fez faculdade provavelmente não foi boa. Nunca falei isso à Martha, porque ia derrubá-la, ela é muito orgulhosa dos seus Mestrados, e eu gostava realmente dela. Mas ela se arrogou numa postura tão enojada, que resolvi cortar. Quantas traduções poéticas faço e jogo fora e dava muito bem para entender que eu estava falando de mim e não do autor. Dei-lhe esses esclarecimentos para que vc compreenda o meu lado.
    Um abraço,
    Renata M. P. Cordeiro

    ResponderExcluir
  12. aaah *-*
    digamos que eu não tenho muita inteligência para compreender o filme matrix.
    oks,é post,é post :D
    que bom que você falou bem dos meus blogs (porque geralmente você é sincero DEMAIS);p
    eu tenho dois blogs,porque um é mais pessoal e outro é mais de coisas interessantes (?) pra mim ;p


    nossa,o quadrinho é mesmo muito bem desenhado.Eu amo desenhar,mas meu scanner quebrou,e só batendo foto (que coisa de pobre ;p).
    polícia do RJ HUAHSUASHUAHS'
    jerri você é muuito bom escritor,e obrigado por responder meus comentários e realizar meu sonho [/puxa-saco]
    Beejos

    ResponderExcluir
  13. Oii.
    Batman. Eu não sou tão adepta assim a filmes de Super-Heroi.
    Na verdade, o único que eu vejo é Homem-Aranha (fã!).
    Só vou mais ao cinema quanto tem um filme legal, e quando tá passando Narnia e Harry Potter (aaaaaaaaaaah, HP ai love you!)
    Mais muita gente tá falando desse novo filme do Batman, que é muito bom, interessante e tal, e acho que quero ir ver o filme.. sahusauashsa :)
    Sim.
    Vida no campo tem seus prós e contras. Gosto do ar mais puro do campo, do verde... Mais também adoro minha cidade, e sou louca por Shopping e net (shopping só quando quero olhar algo que eu quero... senão...).
    Ah, sobre a dica rs.
    Minha mãe é professora de Português e vive pegando no meu pé por causa disso.
    bjsss

    Leia também: www.garagebottom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. n vc n mandou o link das fotos dela(Audrey)...eu queroo!
    =D

    ResponderExcluir
  15. Para o seu conhecimento, Jerri Dias, eu aprendi a "forçar" as pessoas a visitarem e a porem comentários nos meus posts com a sua amiga Martha. Toda vez que ela faz uma postagem, ela vai em um por um, faz um breve comentário do post da pessoa, depois passa o endereço, o que já subentende tudo.
    Mas pode ficar tranqüilo que eu nem vou chamá-lo quando fizer um novo post, vá se quiser, pois não sei se vc sabe, tenho muitíssimos amigos aqui e as paredes da Blogosfera têm ouvidos. Além do mais, estou pesando 38 quilos e não posso todo dia levar porrada, pois estou lutando pela minha vida.
    Renata M. P. Cordeiro

    ResponderExcluir
  16. e da escuridao eis que surge a esperança pra gothan..um morcego..
    oh!!batman. fez de seu medo sua maior força. mto bom!

    ResponderExcluir
  17. Nossa quanta informação bacana nesse post. A única coisa que eu sabia era da estréia do filme! Blog do Jerri é cultura! :D
    Jerri obrigada por comentar no meu blog, fiquei tão feliz com sua visita lá! :D [Te linkei ok?]

    Beeijos

    [http://caprichosa.make-up.zip.net]

    ResponderExcluir
  18. Você consegue me surpreender a cada coment...

    O caçador de pipas: acho que me deliciei tanto com os detalhes, me emocionei tanto com a história, que esperei demais do filme, no fundo gostaria que cada detalhe (que eu apreciei) estive nas telas, que grande ilusão.

    Dostoievski: a leitura é viciante, e deliciosa, o vocabulário riquíssimo. Ouvi sobre Os irmãos Karamazov, e até fiquei em dúvida quando fui comprar, mas preferi O jogador, ainda não sei porque.

    S&J: éé.. gostava quando criança. Nada além disso.


    Beeijo
    ;*

    ResponderExcluir
  19. Passei para desejar um ótimo final de semana!

    Sou amadora, sim...Ainda não publiquei nada, mas,um dia, quem sabe...

    Beijos de luz!!!

    ResponderExcluir
  20. Cara,eu nunca assisti,nem li,Batman :S

    Por favoor,não me odeie por isso! :P

    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Vou assistir com toda a certeza!
    Batman é O cara!

    Respondendo ao comentário que você deixou no meu blog..
    Obrigada pela dica!
    Haa..Como é que uma pessoa vai usar drogas sendo que bater a cabeça na parede tem um efeito maravilhoso e de quebra ainda economiza!..alguém precisa ensinar isso pra aquele garoto!xD
    Até agora ainda não consegui ver os passárinhos,coisas e tal..mas eu sou brasileira e brasileira nunca desiste!kkkkk

    ResponderExcluir
  22. Meu namorado adora Batman e cia. Ele sempre me fala do tal do filme e isso e aquilo mas sou meio sem paciência pra tudo. Quadrinhos, pra mim, tem que ser da Turma da Mônica! Tio Patinhas e cia ltda da Disney não têm graça e aí já me irrito e sou obrigada a ouvir Jota Quest pra me acalmar. haihiaoahoaua ok, brincadeira cruel.
    Nunca fui fã de nenhum suposto super-herói. Aliás, usar cueca por cima da calça e afins... viish!
    É, eu fico indignada com tudo, mesmo.
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  23. O Filme é maravilhoso, Jerri. comparável aos quadrinhos Ano Um, O Retorno do CAvaleiro das Trevas e a Piada Mortal.
    O filme que eu sempre quis ver do Batman!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  24. sei á,nunca gostamos muiito de batman,mas nosso colaborador masculino adooora.é inegavel que o mundo agora gira em torno desse filme,por causa do heath ledger(espero que esteja certo o nome do moço),mas os quadrinhos sempre superam os filmes,não foi a mesma coisa com homem-aranha ou sin city??

    bem,mas vamos ao que importa:amamos o fato de você ter nos linkados.pulamos que nem cabritas e não sabemos o que fazer de emoção,o que nós resta é dizer:muiiito obrigada.
    =*

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    A coluna da Capricho foi ótima, adorei! rsrs :)
    Ah, só uma coisinha: o Dr. Condylomma (é assim que escreve?) vai voltar pras páginas da revista? Saudads dele!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá
    Que bom que gostou! Eu sou consciente sim askpaspaskpas.
    Por isso que fiz minha campanha lá no meu blog, com dicas etc. Para ajudar o planeta, pois todos nós temos que nos mecher.
    bjs

    Leia + www.garagebottom.blogspot.com

    ResponderExcluir